BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA

Quando aconteceu a primeira emancipação política de Hidrolândia (24-11-30), nasceu então a bandeira do Município.

                   Conhecedor de nossa gente, de nossos costumes, de nossas riquezas, o Dr. Hermínio de Amorim não teve dificuldades em desenhá-la, adequando-a aos nossos valores.

                   Assim, as listras verde-amarelas que formam o seu campo, simbolizam o cordão umbilical que nos ligam ao Estado de Goiás e as cores que são contidas no seu todo, representam a lembrança de que o Município de Hidrolândia é uma célula da pátria- mãe.

                   No brasão, inserido sobre um quadrilátero azul e uma esfera branca, uma espécime bovina representa as cores de nossa bandeira, força e qualidade de nossos rebanhos; o rio que corre e a mata que o margeia, representam a grandeza de nosso potencial hídrico, nossas reservas florestais e a grande variedade de madeiras de lei existentes em nosso município;

                   O morro, ao fundo do brasão, é o símbolo de nossas riquezas minerais (as jazidas da serra do morro feio, contém o mais puro níquel do mundo, grandes reservas de abestos, talco, mica, cromo e outros). Finalmente, os cachos de arroz e o pendão de fumo, representam a tradição de nossa história agrícola.

                   Quando de sua instituição a bandeira de Hidrolândia, ostentou em seu brasão a data de 24-11-30, em reverência à nossa primeira emancipação. Em meados de 1990, uma comissão presidida pelo Dr. Benjamim Alves Pereira Filho, após estudos e pareceres, concluiu pela data de 05-11-48 (2º. emancipação) como a mais correta para se comemorar o aniversário de Hidrolândia, conclusão esta acatada e aprovada pela administração municipal, pelo então Prefeito Sr. Antônio Correia de Araújo.