CÂMARA MUNICIPAL

O Município de Hidrolândia em sua vida político-administrativa sobreviveu sem Câmara Municipal de 1.896 até 1.949.

                   O Distrito de Santo Antônio das Grimpas (primeiro nome dado a Hidrolândia) foi criado pela Lei municipal em 1.896. Tinha lideranças políticas, pertencia ao município de Pouso Alto, mas a participação religiosa era muito forte e os padres exerciam grande autoridade distrital.

                   Em 24 de novembro de 1930, através do Decreto número 454, do Governo do Estado de Goiás, o Distrito de Santo Antônio das Grimpas foi desmembrado do Município de Pouso Alto, constituindo-se em um Município autônomo com a denominação de Hidrolândia. O primeiro Prefeito foi o Sr. José Amâncio de Souza Pinto.

                   Houve a supressão do município de Hidrolândia quando da criação do município de Goiânia, cessando completamente as atividades de Hidrolândia como célula autônoma, passando a funcionar como distrito da nova capital no período de 1.936 a 1.948, voltando a chamar Distrito de Grimpas, com sub-Prefeito nomeado diretamente por Goiânia.

                   A segunda emancipação se deu pela Lei número 223 de 05 de novembro de 1948, voltando a chamar novamente Hidrolândia. Nessa época, foi estabelecida a data das eleições para Prefeito Municipal e Câmara de Vereadores. Eleições essas realizadas em primeiro de janeiro de 1.949.

                   Em dia 21 de abril de 1.949 foi instalada a Câmara Municipal. No prédio do grupo escolar Dr. Laudelino Gomes, presentes grande número de pessoas, o Dr. Elísio Taveira, Juiz eleitoral da primeira zona, declarou aberta a reunião para instalação da Câmara Municipal. Deu-se então a leitura e a repetição do compromisso da Lei e posse dos (07) sete vereadores da primeira Câmara.

                   A seguir, aconteceu a votação dos componentes para a Mesa Diretora.

                   Declarado a instalação da Câmara, o Meritíssimo Juiz convidou o Presidente eleito, Vereador Sr. Florismundo Pires de Miranda a ocupar o lugar que lhe cabia, ficando assim constituída a primeira Câmara Municipal de Hidrolândia:

 

MESA DIRETORA:

Presidente: Florismundo Pires de Miranda

Vice-presidente: Hermínio José Machado

1º secretário: José Alves de Siqueira

2º secretário: José João de Mendonça

 

VEREADORES:

  • Antonio Augusto de Melo
  • José Francisco de Souza
  • Vicente Francisco da Silva

 

Hoje, a Câmara Municipal é composta por (11) onze Vereadores:

 

MESA DIRETORA:

Presidente: Nikson da Silva Carneiro (PSD)
Vice-presidente: Julio Franklin de O. Castro (PSC)
1º Secretário: Welington L. de Souza (DEM)
2º Secretário: Rogério Machado da Silva (DEM)

 

VEREADORES:

  • Deusimar Augusto Mendes - Negão (PRP)
  • Edvaldo Soares dos Santos - Ninin (PV)
  • Fabrício Borges Cruvinel (PP)
  • Ivan de Souza (PSB)
  • José Délio Alves Júnior (PTN)
  • José Fernando Pereira - Beija Flor (PSD)
  • Rosemar Duarte da Silva Lopes - Rose (DEM)